terça-feira, 10 de julho de 2012

Nome é como rua


Cartie-Bresson


O nome é
a soma de todos os becos

por que se te digo o meu
não julgues que um único caminho me alcança
não julgues ser este nome a estrada ladrilhada
á minha graça e fama. 
Não condiz com os tantos codinomes, os tanto becos,
que, à margem plácida
do meu nada, grito à Hosana, ás alturas.

O nome é
a soma de todos os guetos

por que se me diz o teu,
se assim te chamas,
quantas pichações reclamam
uma outra verdade a tua cara, quanto vandalismo
te faz carícia, te faz mais verdade
nessas tuas paredes descascadas, de reboco falso.

Nome
é como rua

Se te digo outro, todos,
corres o risco de seguir por becos
tortuosos
ora em penumbra,
ora iluminado,

E nunca se sabe se se pode avançar seguro

pelo nome:
soma de todos os becos.


. . .


. . .


. . .


Mesmo assim, chama-se: chama.


Jack Borandá



Um comentário: